VAI COMEÇAR: DEFINIDA FÓRMULA DE DISPUTA E PRIMEIRA RODADA DO PARANAENSE 2021

Se em 2020 a Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) aboliu o rebaixamento na Série Ouro do estadual, nesta temporada o descenso será severo. Com a vinda de dois clubes da Série Prata e todos os remanescentes da elite, o estadual terá 16 integrantes – o que não acontecia desde 2012.

No congresso técnico on-line, na tarde desta terça-feira (23), a Federação colocou a pauta em votação e 10 clubes optaram para que a divisão especial deste ano rebaixe quatro times, para que a competição volte a ter, em 2022, um total de 14 participantes. Campo Mourão, Coronel, Operário Laranjeiras, Palmas, São José dos Pinhais e Siqueira Campos votaram pelo rebaixamento de duas equipes e, portanto, pela manutenção de 16 times na disputa.

Mudança no formato de disputa

O arbitral definiu também a volta de uma 1ª fase em grupo único, isto é, com as equipes jogando entre si em um turno. Com a pandemia, em 2020, a Série Ouro foi disputada com dois grupos.

Disputam a competição em 2021: Cascavel (atual campeão), Campo Mourão, Chopinzinho, Coronel (2º Prata 2020), Dois Vizinhos, Foz Cataratas, Marechal, Marreco, Operário Laranjeiras (1º Prata 2020), Palmas, Pato, São José dos Pinhais, Siqueira Campos, Toledo e Umuarama.

A primeira rodada da 1ª fase acontece no dia 13 de março e a 15ª – e última – em 28 de agosto. Os quatro melhores colocados garantem vaga na 3ª fase, enquanto do 5º ao 12º avançam para a 2ª. Os quatro últimos vão disputar a Taça FPFS.

5º colocado da 1ª fase pode terminar rebaixado

Na 2ª fase, os confrontos – em ida e volta – levarão em conta a colocação final na fase anterior, conforme o chaveamento a seguir:

C1 – 5º x 12º

C2 – 6º x 11º

C3 – 7º x 10º

C4 – 8º x 9º

Os eliminados vão disputar a 1ª fase da Taça FPFS, que decidirá também os quatro rebaixados à Série Prata de 2022. Um detalhe curioso é que o 5º colocado da 1ª fase pode terminar rebaixado.

Serão disputados duelos de ida e volta e os classificados avançam à 2ª fase da Taça FPFS, que incorporará também os eliminados da 3ª fase da Série Ouro. Confira:

CT1 – Perdedor C1 x 16º

CT2 – Perdedor C4 x 13º

CT3 – Perdedor C3 x 14º

CT4 – Perdedor C2 x 15º

A 3ª fase do estadual tem os seguintes cruzamentos:

C5 – 1º x vencedor C4

C6 – 4º x vencedor C1

C7 – 3º x vencedor C2

C8 – 2º x vencedor C3

As equipes que forem eliminadas na semifinal da Série Ouro também garantem o direito de participar da Taça FPFS. A semifinal e a decisão do estadual serão disputadas em confrontos de ida e volta. O campeão deverá ser conhecido no dia 4 de dezembro.

Premiação – Ao menos por enquanto, a premiação da Série Ouro será em troféu e medalhas. A FPFS informou aos clubes que ainda busca um patrocínio para conseguir uma premiação no certame.

Primeira rodada definida – Na corrida pelo título da competição mais tradicional do Estado, o carneiro tricolor estreia em casa, diante do São José dos Pinhais.

CONFRONTOS:

Cascavel x Coronel

Umuarama x Operário Laranjeiras

Campo Mourão x São José dos Pinhais

Foz Cataratas x Toledo

Marreco x Palmas

Marechal x Siqueira Campos

Dois Vizinhos x Pato

Chopinzinho x Ampére

Fonte: Jornal Correio do Povo/Julian Nazaré

Start a Conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *